As redes sociais além do Facebook
Conheça outras redes que também são sucesso na internet
No início era o Orkut
, o MySpace
e todos os seus genéricos que não vingaram no mercado. O tempo passou e as redes sociais entraram de vez no cotidiano das pessoas. Deixaram de ser apenas entretenimento e se revelaram um ótimo canal de comunicação para empresas. Hoje, quem faz a vez é o Facebook
, o Twitter
e o YouTube
. Mas o que muita gente não sabe é que o universo das redes sociais vai bem além desses medalhões. Abaixo, conheça um pouco mais sobre outras redes que podem fazer a diferença na sua vida digital.












A mais recente sensação das redes sociais, o Pinterest é um grande mural em que você pode "pendurar" seus interesses (com seu alfinete virtual), organizá-los por temas (fotos, frases, entre outros conteúdos) e se conectar a pessoas que tenham gostos parecidos com os seus. Além disso, quem entra no Pinterest para divulgar uma marca, encontra um poderoso ambiente de compartilhamento. Acaba conseguindo bastante tráfego, pois a rede social faz um link com o site de origem da informação postada.
Lançado em 2007, o Tumblr é um intermediário entre um blog (como Wordpress) e um microblog (Twitter). Usado para compartilhar fotos, vídeos e textos curtos, tem uma ferramenta chamada "reblog", que funciona como o "retweet", aumentando o alcance do compartilhamento.
A rede social do Google é um mistério para muito internauta. Apesar de ganhar um grande número de inscrições em pouco tempo, ela costuma ser abandonada rapidamente, e muitas contas ficam inativas. No entanto, tem recursos bacanas como o Hangout, que permite uma videoconferência com várias pessoas ao mesmo tempo. Ela oferece também os Circles (para organizar seus interesses em círculos) e os Sparks (para compartilhamento de conteúdos). Além disso, as páginas da rede social aparecem nas buscas do Google. Para quem mantém a conta de uma marca, o Google+ é bom para aumentar a sua relevância.
O LinkedIn é uma ferramenta interessante para quem está procurando uma oportunidade de emprego e quer manter contatos profissionais. Nela, você pode colocar suas informações, experiências e habilidades. E, sim, é a maior rede profissional da internet: já passou de 150 milhões de cadastros.

Desenvolvido para Apple iOS, o Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de fotos via iPhone. Nele, você pode escolher um filtro para editar e melhorar imagens e compartilhá-las em redes sociais, como Facebook, Twitter e Flickr.
Para quem usa smartphone, o Foursquare funciona como um guia de restaurantes, bares, lojas e outros serviços. A rede também é útil para divulgar esses estabelecimentos. Além disso, você pode saber onde estão seus amigos, basta usar a ferramenta de check-in.
O Flickr é uma rede social para compartilhamento e hospedagem de fotos e vídeos. Além de ser uma boa plataforma para os fotógrafos de plantão, permite upload por diversas vias. E ainda faz compartilhamentos com blogs e outras redes sociais, como Facebook e Twitter.
Assim como o Youtube, o Dailymotion é um site de compartilhamento de vídeos. Criado em 2005, tem um sistema de busca por tags (marcadores), que oferece uma pesquisa mais eficiente.
Com a função de rádio online como grande atrativo, o Last.fm, fundado em 2002, traz uma experiência bacana para quem quer ouvir música e conhecer novos artistas. Isso porque, ao longo do uso, a rede social traça um perfil do gosto musical do usuário, e vai recomendando outras músicas do gênero. Depois de uma atualização da plataforma, ela também sincroniza seu perfil com agenda de shows.
Plataforma para postar e compartilhar arquivos de áudio, o SoundCloud é uma ferramenta interessante para profissionais da música trocarem informações. Mas não só. É uma boa referência para quem quer postar audiocast, palestras, entre outras atividades. Há presenças ilustres na rede, como a banda Them Croocked Vultures e Paul McCartney.
O Houzz é uma rede social para arquitetos, designers de interiores e entusiastas. Lá, você pode consultar informações por estilo ou por ambiente da casa, além de entrar em contato com profissionais - são mais de 30 mil cadastrados. A rede ainda é pouco usada no Brasil, mas é um bom canal para divulgação. Além disso, o Houzz tem app para iPad e iPhone.
Também pouco usado no Brasil, o Digg é uma rede social que reúne links enviados pelos usuários com vídeos, notícias e outras informações. É uma mistura de blog com feed - e seu compartilhamento normalmente vai longe. Quando isso acontece, costuma-se dizer que ocorreu o "efeito digg". Ou seja, o link recebeu muitos votos e foi acessado por muita gente ao mesmo tempo, deixando o sistema lento e, algumas vezes, fora do ar.
O FanPop é uma rede social para fã clubes. Se você é fã de algum artista, filme, série de TV e afins, a rede é um espaço bacana para ficar por dentro das novidades desse universo e compartilhar informações, fotos e vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente sobre a postagem aqui!